Em 2013, um estudo realizado pela internet no Reino Unido interrogou mil jovens com idade entre 11 e 15 anos sobre seus hábitos de navegação on-line. Os resultados foram os seguintes:
- Um terço (37%) das crianças mais jovens do grupo (11-12 anos) admitiram ter, pouco tempo antes, baixado ou assistido um filme para maiores de 15 anos na plataforma de streaming de um site pirata.
- Um de cada cinco jovens (21%) com 11-15 anos de idade afirmou frequentar sites piratas para assistir aos mesmos filmes que seus amigos e irmãos mais velhos costumam assistir.
- Mais de um quarto (27%) dos jovens de 11-15 anos afirmaram que seus pais não sabem quais filmes eles assistem on-line, e um terço (32%) disse que não se sentiria bem se seus irmãos mais novos imitassem seus hábitos na internet.
Compare os seus próprios hábitos na internet com os dos jovens que participaram do estudo. Reflita sobre as seguintes questões:
- Você recentemente baixou ou assistiu, num site pirata, algum filme com classificação indicativa para uma faixa etária superior à sua?
- Se a resposta for afirmativa, você fez isso para imitar seus amigos e irmãos mais velhos?
- Os seus pais sabem que filmes você assiste na internet?
- Como você se sentiria se os seus irmãos mais novos imitassem os seus hábitos na internet?
Como os seus colegas de classe responderam a essas perguntas? O objetivo desta atividade não é fazer com que você se sinta culpado, mas incentivá-lo a ser honesto consigo mesmo e a refletir sobre como você se comporta na internet e por quê.