PROTEGER OS DIREITOS DOS ARTISTAS


Narrativas

Clique para fazer o download. O documento apresenta uma série de narrativas a partir das quais podemos analisar as possíveis consequências do download de conteúdos digitais. Depois de ler, reflita sobre os personagens envolvidos e tente imaginar como cada um reagiria e por quê.

  • Analisando as narrativas, o que você identifica como sendo os principais problemas acarretados pelo download ou o streaming ilegal de produtos?
  • Como você resolveria alguns desses problemas?
  • Sabendo que os downloads ilegais podem causar problemas para as pessoas e danificar os computadores que elas utilizam, na sua opinião os consumidores têm um dever de responsabilidade em relação aos downloads que fazem? Você acha que é uma questão de escolha pessoal ou é necessária a intervenção de um organismo externo?
    Explique os motivos.

    • Elabore narrativas que mostrem de que forma o download ilegal de produtos digitais pode prejudicar tanto as pessoas que criam esses produtos como as pessoas que fazem o download. Além das questões levantadas por essas narrativas, reflita também sobre os problemas de segurança dos dados e de proteção da privacidade, bem como sobre o desempenho e a confiabilidade de conteúdos e produtos disponíveis on-line.

Download e streaming ilegais

downloadingandstreamingillegally A seguir, são apresentados alguns problemas que resultam do download ilegal de produtos criados por artistas, designers, músicos, cineastas, programadores e escritores. Leia atentamente e escolha DOIS aspectos que você considere como os de maior gravidade e use-os como base para um trabalho que você apresentará aos colegas num dos seguintes formatos:

  • artigo de revista
  • projeto de campanha para mídias sociais, com hashtags, logotipo e mensagem principal
  • jogo de tabuleiro ou jogo de cartas

DOWNLOAD E STREAMING ILEGAIS

…aumentam os riscos para você. Ao acessar um site que ofereça conteúdo ilegal (filmes recentes, por exemplo), você pode estar abrindo as portas do seu computador a pessoas mal-intencionadas que, uma vez dentro do sistema, podem vender a terceiros suas informações pessoais, como dados bancários.

…aumentam os riscos para o seu computador. Esses sites podem expor o sistema a vários tipos de spyware, malware e vírus.

…aumentam os riscos para as crianças. Os sites de compartilhamento de vídeos peer-to-peer não integram mecanismos de controle para evitar que menores de idade acessem conteúdos impróprios.

…podem custar caro. Na maioria dos países, as pessoas que baixam produtos digitais sem o devido pagamento são consideradas civilmente responsáveis, ou seja, podem ser condenadas por um tribunal a pagar uma indenização ao titular dos direitos do produto digital em questão. Em alguns países, quem compartilha arquivos de forma ilegal está sujeito a multas e outras penalidades.

…prejudicam os criadores. Não raro, autores e artistas têm que lutar muito para ganhar a vida em nossa sociedade. Os downloads e streaming ilegais privam essas pessoas de uma fonte de renda.

…prejudicam a economia. O dinheiro que deveria remunerar os criadores e aqueles que comercializam seu trabalho é desviado para o bolso de malfeitores, reforçando redes criminosas, em detrimento da sociedade.