Os artistas contemporâneos ainda vivos podem cobrar preços elevados por suas obras e, mesmo quando as vendem, conservam o direito de autor.
Mas, afinal, o que significa realmente deter o direito de autor sobre uma obra de arte? Basicamente, significa que o artista pode decidir se qualquer reprodução será feita e se imagens da obra serão usadas, por exemplo, em campanhas publicitárias.
Também é assim para outros artistas, como escritores e músicos. Quem compra uma obra de arte só a possui como um bem físico; não tem o direito de controlar onde e como as reproduções serão feitas, ou como as imagens da obra serão usadas. O direito de autor sobre uma obra de arte pode ser muito valioso para um artista quando outras pessoas pagam pelo direito de usá-la.
No entanto, o direito de autor está sujeito a exceções para certos usos considerados como socialmente valiosos ou economicamente insignificantes. Portanto, a transformação de uma obra de arte para uma finalidade diversa (como uma paródia divertida) pode não configurar uma violação do direito de autor, dependendo da legislação local sobre o tema.
Veja os exemplos dados neste site em que obras de arte “inspiraram” campanhas publicitárias.
http://www.pixel77.com/15-creative-ads-inspired-famous-paintings
Pense na razão pela qual algumas pinturas valem tanto dinheiro. Coloque os itens abaixo em ordem decrescente de importância para que reflitam suas ideias sobre o motivo de algumas pinturas serem tão caras.
Tópicos para debate
Gostaríamos que refletisse sobre mais três questões.
Por que alguém pagaria um valor exorbitante por uma obra de arte quando é possível adquirir a cópia impressa de uma versão digital por uma fração do preço?
Na sua opinião, o artista deveria receber um percentual dos lucros quando sua obra de arte é revendida ou transmitida a outro dono? Afinal, foi o artista que criou a pintura.
E se o artista só ficar famoso depois de morto? Para onde você acha que o dinheiro deveria ir?
Atividade de pesquisa
Escolha um dos artistas mencionados neste módulo e pesquise sua obra e sua reputação.
O que ele criou? O que é mais conhecido em sua obra?
Que influência sua obra teve sobre as pessoas e sobre a arte ao longo dos anos? Seus quadros valiam muito dinheiro quando ele estava vivo?
Você os considera subestimados, superestimados ou corretamente avaliados pela sociedade contemporânea?