Antes de estudarmos as indústrias criativas e a economia de seu país, convém examinar o significado exato dos termos “indústria” e “economia”. Uma economia poderia ser descrita como um sistema de transações comerciais e de consumo, de bens e serviços produzidos e distribuídos. Abrange várias formas de riqueza, como dinheiro, ações e comércio. Uma indústria é formada por empresas e negócios que comercializam bens, serviços ou ideias geralmente semelhantes.
As indústrias podem ser classificadas nos seguintes setores:
• primário (extração de matérias primas);
• secundário (processamento de materiais ou fabricação de produtos);
• terciário (prestação de serviços); e quaternário (relativo às atividades de pesquisa e desenvolvimento).
No quadro abaixo, classifique as indústrias no setor correto:
Diferentes países têm diferentes pontos fortes na indústria e na economia. Alguns dependem da indústria pesada, enquanto outros dependem da indústria de serviços, da pesquisa e da inovação para gerar renda para suas economias. Hoje em dia, há um mercado mundial para todas as mercadorias, mas será que isso leva a um maior leque de opções e a preços mais competitivos para as mercadorias? Além disso, determinadas MARCAS, conhecidas no mundo inteiro, agora recebem mais atenção.
Atividade de Pesquisa: Inovação
1. Você consegue identificar alguma empresa, produto ou ideia de seu país que seja conhecida e/ou usada em outros países? Faça uma lista e compare suas respostas com as de outro colega ou grupo.
2. Quais inovações surgiram em seu país nos últimos 50 anos? Enumere alguns dos principais exemplos em pelo menos três setores.