INDÚSTRIAS CRIATIVAS


Indústria e Economia

Antes de estudarmos as indústrias criativas e a economia de seu país, convém examinar o significado exato dos termos “indústria” e “economia”. Uma economia poderia ser descrita como um sistema de transações comerciais e de consumo, de bens e serviços produzidos e distribuídos. Abrange várias formas de riqueza, como dinheiro, ações e comércio. Uma indústria é formada por empresas e negócios que comercializam bens, serviços ou ideias geralmente semelhantes.
As indústrias podem ser classificadas nos seguintes setores:

primário (extração de matérias primas);

secundário (processamento de materiais ou fabricação de produtos);

terciário (prestação de serviços); e quaternário (relativo às atividades de pesquisa e desenvolvimento).

No quadro abaixo, classifique as indústrias no setor correto:

Diferentes países têm diferentes pontos fortes na indústria e na economia. Alguns dependem da indústria pesada, enquanto outros dependem da indústria de serviços, da pesquisa e da inovação para gerar renda para suas economias. Hoje em dia, há um mercado mundial para todas as mercadorias, mas será que isso leva a um maior leque de opções e a preços mais competitivos para as mercadorias? Além disso, determinadas MARCAS, conhecidas no mundo inteiro, agora recebem mais atenção.

 

Atividade de Pesquisa: Inovação
1. Você consegue identificar alguma empresa, produto ou ideia de seu país que seja conhecida e/ou usada em outros países? Faça uma lista e compare suas respostas com as de outro colega ou grupo.

2. Quais inovações surgiram em seu país nos últimos 50 anos? Enumere alguns dos principais exemplos em pelo menos três setores.

Setores Criativos

A indústria de serviços, especialmente a de serviços financeiros, pode representar hoje grande parte da riqueza gerada por uma economia, mas as indústrias criativas também passaram a desempenhar um papel cada vez mais importante nos últimos anos. Afinal, o que são exatamente as indústrias criativas e o que fazem?

Os setores das indústrias criativas incluem:
Publicidade e Marketing, Arquitetura, Artesanato, Moda, Cinema, TV, TI, Softwares, Editoração e Música.

creativesectors

Você consegue citar alguma empresa que atue nesses setores? Talvez seja necessário fazer uma pesquisa na internet, ou em outras fontes, para encontrar nomes de empresas.

Você consegue identificar algum outro setor que poderia integrar as economias criativas, além dos já listados aqui?

 

Atividade de pesquisa aprofundada
Esta atividade foi concebida para lhe dar uma visão geral de três setores e um conhecimento mais aprofundado de determinada empresa ou organização de sua escolha. Ao final, apresente os resultados à sua turma ou ao seu grupo.

1. Faça sua própria pesquisa sobre um dos setores da indústria criativa listados acima. Descubra que tipos de produtos ou serviços são criados nessa indústria, que tipos de processos (e tecnologias) são utilizados e encontre exemplos de empresas que atuam nesses setores.

2. Agora crie um perfil mais aprofundado de uma dessas empresas. Descubra como ela está organizada e que tipos de profissionais atuam na empresa. Pense também em como ela faz pesquisas e desenvolve seus produtos, ideias ou serviços. A que fontes de inspiração recorre? Quem constitui seu mercado-alvo?