Outro movimento preocupado em oferecer novas possibilidades é a Open Source Initiative (Iniciativa pelo Código Aberto). O código fonte é a essência do software na prática, é a sequência de instruções para um software (ou jogo eletrônico, ou aplicativo de rede social, como o Facebook). Graças às licenças de código aberto, é possível fazer o download gratuito do software de outra pessoa e efetuar modificações à vontade, sem ter que pagar ou pedir permissão ao autor do código original.
Essa abordagem contrasta com a dos códigos fonte de softwares comerciais, que não são gratuitos, nem podem ser adaptados ou modificados. Para utilizar softwares comerciais, é necessário pagar pelas licenças, que geralmente incluem atualizações para melhorar a funcionalidade ou corrigir problemas que não foram solucionados antes do lançamento de tais softwares.
Normalmente, a licença para uso do software não dá acesso ao código fonte. Portanto, o usuário não pode efetuar mudanças.
Leia essas informações extraídas do site da Open Source Initiative:
O código aberto é um método de desenvolvimento de software caracterizado pelo aproveitamento da avaliação pelos pares fornecida e pela transparência do processo. Esse método tem como promessa viabilizar o aprimoramento da qualidade, o aumento da confiabilidade e da flexibilidade, a redução dos custos e o fim do aprisionamento tecnológico predatório.
A Open Source Initiative (OSI) é uma sociedade sem fins lucrativos criada para promover os benefícios do código aberto, instruir o público sobre o tema e propiciar a aproximação dos diferentes adeptos do código aberto.
http://www.opensource.org
Debate
1. Na sua opinião, esse é um bom caminho para a indústria do software, ou os softwares comerciais são melhores do que os de código aberto?
2. Os fabricantes de softwares comerciais deveriam modificar a estrutura de preços ou o modo de licenciar os produtos?
Criadores de softwares de código aberto podem proteger seus direitos de autor. Muitos deles escolhem buscar essa proteção por um processo conhecido como licenciamento Creative Commons.