COMÉRCIO DE PRODUTOS FALSIFICADOS


Narrativas

Nesta atividade, você vai conhecer várias situações que abordam questões relacionadas aos direitos de autor e à pirataria.

Baixe a página com as narrativas. Leia cada uma e reflita sobre os personagens envolvidos. Em pares e em equipes, façam um jogo de papéis usando algumas dessas narrativas e reflitam sobre como os diversos personagens vão reagir e por quê.

DEBATE

Refletindo sobre as narrativas interpretadas pelo grupo, na sua opinião quais são os principais problemas gerados pelas cópias piratas?

Como você resolveria alguns desses problemas?

Quem são os piratas

A seguir, apresentamos algumas razões pelas quais deveríamos refletir sobre as pessoas que estão por trás dos produtos pirateados. Leia com atenção estes argumentos. Você concorda com eles? Selecione os TRÊS aspectos que, na sua opinião, são os mais graves e apresente-os à turma em um dos seguintes formatos:

  • pôster
  • poema
  • propaganda de rádio ou TV

Pirataria…

Não é correto: Os artistas, autores e intérpretes merecem ser remunerados, bem como todas as pessoas que trabalham com eles para criar produtos que têm um valor e são apreciados pelo público. Quem pirateia produtos não paga nada aos profissionais que realizam o trabalho.

Pode sair caro: Ao fazer download ou usar streaming em sites que exploram ilegalmente esse tipo de conteúdo, você se expõe à instalação de malwares que podem usurpar a sua identidade e roubar seus dados pessoais ou bancários.

É ilegal: Pirataria é uma prática ilícita. Ao adquirir produtos pirateados, você está ajudando malfeitores.

Gera custos para o setor público: As pessoas que produzem artigos pirateados ou falsificados não pagam impostos, o que resulta em menos verbas para escolas, hospitais, parques e outros serviços sociais.

Contribui para a existência de más condições de trabalho: Os fabricantes de produtos piratas ou falsificados não pagam salários justos nem benefícios a seus funcionários e impõem más condições de trabalho, além de às vezes recorrerem ao trabalho forçado e ao trabalho infantil.

Contribui para o crime organizado: Existe uma relação entre os lucros gerados pelas vendas de produtos pirateados e o crime organizado, o tráfico de drogas e até mesmo o terrorismo.

Prejudica empresas honestas: Muitas obras protegidas por direitos de autor, especialmente filmes e videogames, exigem investimentos altos, pois sua produção envolve muitos profissionais especializados. Os fabricantes de produtos pirateados buscam tirar proveito, de forma indevida, do investimento feito por outras pessoas. As vendas e os lucros que as empresas perdem em razão dessa concorrência desleal resultam em salários mais baixos, demissões e diminuição do número de obras produzidas.

Atividade complementar

problemspicReleia as narrativas usadas no jogo de papéis e tente elaborar um roteiro baseado em alguns dos personagens. Para ilustrar de forma mais clara o impacto negativo da pirataria para as famílias, você pode desenvolver, mudar ou criar novos personagens. Se puder, tente fotografar ou filmar algumas das principais cenas. Conserve essas imagens, pois poderá usá-las na apresentação no final desta unidade.