PIRATARIA DE FILMES


O prazer dos filmes

thejoyoffilms Não há nada como assistir a um filme no cinema. Os filmes fazem parte da nossa cultura diária. Todos nós gostamos de ver e rever nossos filmes preferidos repetidas vezes, e quando podemos compartilhar essa experiência com amigos e parentes, é ainda melhor.

Podemos comprar DVDs e baixar filmes na internet depois de eles serem lançados no cinema. Como sabemos, é possível fazer isso legalmente por meio de lojas ou sites de download legítimos. Infelizmente, a demanda por filmes é tão forte que foram desenvolvidos meios ilegais para levar até o consumidor filmes pirateados (isto é, copiados ilegalmente, sem o consentimento do produtor). Esses DVDs piratas ou downloads ilegais geralmente são mais baratos do que os originais, o que faz com que o consumidor se veja tentado a quebrar a lei.

A pirataria de filmes prejudica a indústria cinematográfica e, mais grave ainda, prejudica as pessoas que trabalham nessa indústria. Todos os profissionais, tanto atrás como diante das câmeras, são afetados pela indústria ilegal da pirataria.

Quem sai ganhando? Quem sai perdendo?

Você vai participar de um exercício de simulação

Escolha os alunos que vão desempenhar os seguintes papéis:

1. Uma pessoa que faz downloads ilegais de filmes novos e assiste a eles de graça. Explore os motivos pelos quais isso acontece e por que razões esse tipo de atividade é prejudicial às indústrias criativas.

2. Um distribuidor de cinema que está tentando lançar nos cinemas um filme independente de baixo orçamento. Como a pirataria está reduzindo as oportunidades dele?

3. Uma pessoa que gravou, ilegalmente, um filme no cinema e agora está compartilhando o filme na internet. Quem se beneficia com esse tipo de atividade?

Trabalho de conclusão

Essa criação é MINHA! – dando o recado

Está bastante claro que precisamos de uma campanha antipirataria. Mas qual é a melhor maneira de dar o recado? Quem precisa se conscientizar sobre esse problema? Como devemos lidar com o problema?

Sua tarefa é criar sua própria campanha antipirataria para conscientizar os alunos na sua escola.

Pense nos seguintes aspectos:

QUEM é seu público

ONDE você deve divulgar sua campanha: na internet; em cartazes nos muros de toda a escola; em um texto; na imprensa local; por meio de um vídeo no YouTube; etc.

COMO você deve transmitir sua mensagem

QUANDO você deve lançar a campanha para obter um impacto máximo

O QUE você precisa dizer: formule sua mensagem com clareza

POR QUE você está dizendo isso: pense sobre as responsabilidades sociais, legais e morais de cada pessoa quando o assunto é propriedade intelectual e roubo de filmes