O VALOR DA CRIATIVIDADE


O que significa

O que significa “valorizar” algo? Como mostramos que valorizamos algo?

Faça uma lista com as três coisas que você mais valoriza na vida e explique como você mostra que dá valor a elas.

Quando tiver terminado, imprima a lista e compare suas escolhas com as dos colegas, tentando descobrir se existem pontos em comum.

Que preço tem o valor?

Nas sociedades modernas, a ideia de “valor” é geralmente associada a dinheiro. O ouro é um bom exemplo: como é considerado um metal valioso, seu preço de compra é muito alto. No entanto, certas coisas não podem ter seu valor calculado em termos de preço. Leia a lista abaixo e classifique os elementos em duas colunas: na primeira, indique tudo o que, na sua opinião, pode ser avaliado em termos financeiros; na coluna à direita, indique os elementos que o dinheiro não pode comprar. Algum desses elementos se enquadra nas duas colunas? Se a resposta for afirmativa, explique o motivo.

Atividade complementar
Baixe o PDF: ele apresenta trechos de reportagens recentes sobre como as tecnologias digitais estão transformando o valor que atribuímos à criatividade. Depois de ler, converse com os colegas sobre as questões enunciadas no final do documento.

Pago ou gratuito?

Todos nós consumimos produtos digitais criados por artistas e disponíveis na internet. Esses produtos estão sujeitos a direitos de propriedade intelectual (PI) cujos titulares são seus criadores. Alguns desses produtos estão disponíveis gratuitamente na internet, enquanto outros exigem pagamento se quisermos consumi-los.

No quadro abaixo, a primeira coluna apresenta uma série de produtos digitais. Na outra coluna, indique se você acha que esses produtos devem estar sujeitos a cobrança ou não, clicando em SIM, NÃO ou AMBOS. Quando terminar, converse sobre as respostas com um colega. Em que aspectos vocês concordam ou discordam?

Cópias piratas

piratecopies Às vezes, as pessoas baixam produtos digitais de forma ilegal ou usam serviços de streaming para assistir ou ouvir cópias ilícitas de trabalhos criativos. Ou seja, embora esses produtos sejam disponibilizados mediante pagamento, certas pessoas tentam obtê-los gratuitamente ou comprar cópias mais baratas que o produto original. Essas cópias ilegais são denominadas “cópias piratas”, e as pessoas que produzem essas cópias praticam “pirataria”.

O delito é também conhecido como “usurpação de direitos de autor”, visto que os artistas são privados de algo que lhes pertence. Para ajudá-lo a refletir melhor sobre esse problema, converse com um colega sobre as seguintes questões:

a) Já aconteceu de um amigo ter copiado um trabalho que você fez para a escola ou as suas respostas numa prova? Em caso afirmativo, como você se sentiu?
b) E você, já copiou o trabalho ou as respostas de um colega? Em caso afirmativo, por que fez isso? Como você se sentiu?
c) Na sua opinião, existe alguma justificativa aceitável para que uma pessoa copie o trabalho de outra e diga que é a autora do trabalho? Caso não exista nenhum motivo cabível, por que acha que as pessoas fazem isso?
d) O que lhe parece mais constrangedor: ter uma nota baixa ou ser pego colando numa prova? Por quê?
e) Existe algum ponto em comum entre a ideia de colar na prova ou copiar o trabalho de um colega e a prática de baixar gratuitamente produtos digitais pelos quais deveríamos pagar?

Atividade complementar
Descubra como a legislação do seu país protege o trabalho criativo de artistas contra roubo e pirataria.