CRIAÇÃO


Sua criação

youridea's_icons

Até agora estivemos falando de objetos concretos que possuímos. Mas e as expressões de ideias? Como é que as possuímos? Como é que as obtemos? Imagine, por exemplo, que você cria uma história. Passou um montão de tempo desenvolvendo essa história e tem orgulho dela. De onde vieram suas criações? Quanto tempo levou para imaginá-las? Em que mais teve de pensar? Como foi que criou sua história? Quais são as diferentes partes da história que você teve de imaginar? O que é que a sua história tem de original, em sua opinião? Será que é por isso que você tem orgulho de sua história?

EXERCÍCIO

Pense numa coisa que você tenha criado. Pode ser uma história, um quadro, uma foto, uma música ou qualquer outra coisa.
Indique a sua criação nos campos abaixo e as razões pelas quais você se orgulha dela.

Eu criei um/uma …
Estou orgulhoso/a dele/dela porque…

Propriedade intelectual

intellectualproperty_picAs coisas que criamos com nossos pensamentos e com nossa imaginação podem ser muito importantes para nós mesmos. Tais criações e a proteção delas são normalmente denominadas “propriedade intelectual”.

Em poucas palavras, propriedade intelectual é qualquer criação que uma pessoa desenvolve e conclui: uma invenção, uma história, uma obra artística ou musical, um filme, uma reportagem, um programa de computador, uma dança, um desenho, uma marca, etc.

Todos sabemos que é comum representar uma criação como sendo uma lâmpada que surge acima da cabeça do personagem num momento de inspiração. E se suas criações se tornassem lâmpadas de verdade?
Imagine que a cada vez que você tem cria uma história, um poema, uma música ou uma obra de arte, aparece uma lâmpada na sua mochila.

No campo abaixo, escreva algumas das coisas que você criou recentemente.

Minhas criações