RESPEITO


Situações

Você viu que os artistas investem muito tempo e esforços na criação de obras. As suas próprias experiências são parecidas com a dos artistas em vários aspectos, só que numa menor dimensão.

Vamos agora pensar sobre o que pode acontecer com as obras de arte e as criações.
Para começar, vamos ver o que pode acontecer a você mesmo na escola.

História 1
storyone_pic Uma menina pensa numa história e usa essa “lâmpada” para escrever o melhor conto que já escreveu. Ela é eleita “Melhor Escritora” da semana e, além de acumular pontos para a equipe dela, recebe um prêmio na Semana de Artes, Ciências e Tecnologia do colégio.
História 2
storytwo_pic Um menino pensa num espetáculo de dança fantástico. A partir dessa “lâmpada”, ele cria uma coreografia e a ensina aos amigos para que estes possam apresentar um espetáculo de dança no concurso de talentos do colégio. Todos no colégio passam a respeitar o menino pela coreografia magnífica que ele criou.
História 3
storythree_pic Uma dupla de amigos pensa num videogame genial. Eles aproveitam essa lâmpada, trabalhando juntos no laboratório de informática, para criar o videogame que seus colegas poderão jogar. O pai de um dos alunos oferece ajuda para montar um negócio com o tal videogame. Porém, os dois amigos precisam se concentrar nos estudos e não sabem se devem aceitar essa proposta.
História 4
storyfour_pic Uma das alunas do colégio não tem nenhuma lâmpada na mochila dela. Por mais que tente, não consegue criar nada. Ela se sente excluída do grupo de alunos criativos da escola. De repente, percebe que uma das outras meninas tem uma mochila repleta de lâmpadas. Certo dia, na hora do lanche, ela rouba uma dessas lâmpadas sem ninguém ver. Trata-se de uma obra de arte. Ela, então, mostra a obra de arte e diz a todo mundo que é ela a autora. A dona da lâmpada percebe que foiroubada, mas fica calada. A aluna que roubou a lâmpada chega à conclusão de que não está curtindo esse sucesso falso e pede desculpas à outra menina.
História 5
storyfive_pic A história 4 é sobre uma menina que não tem nenhuma lâmpada na mochila. Um belo dia, essa menina rouba uma das lâmpadas da colega que tem um monte de lâmpadas. Depois a menina que roubou assume o que fez e pede desculpas à dona da lâmpada. A menina que tinha muitas lâmpadas aceita o pedido de desculpas e decide ajudar a colega. Ela dá uma de suas lâmpadas e explica o que fazer para que a criação passe a ser dela. Assim, a menina que não tinha lâmpadas consegue dar um toque pessoal à lâmpada que lhe foi dada e cria uma excelente obra de arte. Sua obra é, então, exposta no saguão de entrada do colégio, onde pode ser vista e admirada por todos. E é assim que a menina sem lâmpadas entende que pode se inspirar no trabalho de outras pessoas, mas que é errado roubar as lâmpadas dos outros.

Sentimentos

É importante respeitar as criações das outras pessoas e não roubá-las nem tomá-las emprestadas sem permissão.

Agora que você leu as cinco histórias acima, procure imaginar como se sentiria cada um dos personagens em cada uma das situações descritas. No quadro abaixo, escreva o nome dos personagens que você acabou de conhecer e, em seguida, escreva como imagina que eles se sentiriam. Depois, reflita sobre as razões pelas quais eles se sentiriam assim.

Crie um título para cada uma das cinco histórias.

História 1
História 2
História 3
História 4
História 5

Violação

Reflita novamente sobre o exercício das cinco histórias. Cada história girava em torno de uma pessoa que criou algo. Porém, em duas dessas histórias, alguém roubava a criação de outra pessoa, violando a PROPRIEDADE INTELECTUAL dela.

Toda pessoa que cria algo tem o direito de decidir como sua obra pode ser usada por outras pessoas: copiada, compartilhada na internet ou adaptada em outra obra parecida. Assim, qualquer pessoa que, por exemplo, tira uma foto ou escreve um conto tem direitos que protegem essa foto ou esse conto. Essa pessoa tem o direito de fazer com que todos saibam que a obra lhe pertence, e pode decidir onde e por quem a obra pode ser compartilhada.

No quadro abaixo, responda as perguntas com “sim” ou “não”.