BLOG PELOS DIREITOS DOS ARTISTAS


Acesso

Com base em tudo o que você aprendeu nesta unidade, no primeiro campo abaixo faça uma lista de todos os tipos de artistas digitais cujos direitos de propriedade intelectual necessitam de proteção on-line. No segundo campo, liste os meios legais para acessar a obra deles. No terceiro campo, faça uma lista dos meios ilegais pelos quais algumas pessoas acessam as obras.

Artistas digitais
Acesso legal
Acesso ilegal

Implementação global

A legislação muda de um país a outro, mas a aplicação do princípio de respeito à criatividade de outras pessoas transpõe todas as fronteiras. Escolha um destes estudos de caso e leia com o seu grupo. Depois, responda às questões enunciadas no final.

Os direitos de autor na era digital: uma ferramenta vital para os artistas – Download

A proteção de programas informáticos – Download

Localizar a tecnologia: a história do Bijoy – Download


Exercícios:

(i) Usando suas próprias palavras, faça um resumo do estudo de caso que você escolheu. Onde acontece? Quais são os principais personagens? Quais as principais questões abordadas?

(ii) De que forma a proteção dos direitos de propriedade intelectual de uma pessoa contribui para o crescimento dessas empresas?

Downloads legais e gratuitos

Nem todos os downloads gratuitos de conteúdos digitais são ilegais. Algumas empresas encontraram formas legais de disponibilizar conteúdos sem custos para o consumidor. Conheça melhor esses sistemas:

Sobre As Licenças – Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt_BR

OE LATAM – Educación Abierta en Latinoamérica
https://www.oelatam.org/

O que é open source? – Canaltech
https://canaltech.com.br/produtos/O-que-e-open-source/

Spotify – Streaming de música
www.spotify.com

De que maneira essa pesquisa ampliou seus conhecimentos sobre as leis de direitos de autor na era digital?

Por que você acha importante que os jovens compreendam a distinção entre produtos sujeitos a direitos de propriedade intelectual e produtos disponíveis gratuitamente?

Promover a conscientização

Junto com sua equipe, defina o projeto e a estrutura de um site destinado a conscientizar jovens da sua idade sobre os direitos e as responsabilidades associados aos conteúdos disponíveis na internet. Use as seguintes questões para organizar melhor as ideias:

  • Como vai se chamar o site? Tente pensar em um nome que seja atraente para o público-alvo e inclua uma referência aos principais aspectos que serão tratados.
  • Quantas seções terá o site e que temas vai abordar? Releia suas notas sobre essa unidade para recordar os pontos mais importantes.
  • Tente inserir um glossário. Em que seção você o colocaria e que termos incluiria?
  • Que tipo de conteúdo você acha que vai interessar o público-alvo? Que tipo de coisas os jovens da sua idade gostam de fazer, ler e assistir? Como você pode atraí-los para que visitem o site? Pense em quizz, jogos, infográficos, animações, histórias de interesse humano, pesquisas etc.
  • Qual será a cor, o design e o estilo do seu site? E o logotipo?

Atividade complementar
Crie um site usando um template disponível on-line. Desenvolva as ideias junto com o grupo e distribua a produção dos diferentes conteúdos pelos membros da equipe. Se tiver equipamento para fazer um vídeo, entreviste amigos e familiares e pergunte como lidam com a questão dos direitos de propriedade intelectual.