O ROUBO DE EXPRESSÕES DE IDEIAS


Plágio

plagiarismpic Cada vez mais, os alunos recorrem a fontes disponíveis na internet para fazer a tarefa de casa. Se usadas de forma refletida e com pensamento crítico, tais fontes podem ser excelentes ferramentas.

Por outro lado, essa prática também levanta um dilema interessante. Diante de tamanha riqueza de informações, pode ser muito fácil “copiar e colar” a resposta de um exercício ou até mesmo um trabalho inteiro, em vez de processar as informações de maneira a fazer um trabalho original próprio. Copiar o trabalho de outra pessoa é plágio: seja o trabalho do colega que está sentado ao seu lado, seja um trabalho copiado e colado a partir da internet.

Atividade de introdução: debate

Assista essa campanha da CDL Florianópolis contra a pirataria. São cenas comuns da vida de um adulto, que se vê encontra produtos parecidos com os que ele deseja por um preço muito menor que o de mercado e acaba se dando mal, por que são produtos contrafeitos (pirateados).

É ilegal baixar um trabalho escolar da internet e apresentá-lo como sendo seu?

Acha que é uma atitude imoral?

Elabore argumentos para sustentar suas opiniões.

Que ligação acha que existe entre o plágio e a pirataria?

Imagine que você tenha feito um trabalho genial – na área de artes, música, dança, matemática ou qualquer outra matéria que desejar – e que o tenha inscrito num concurso.

Como se sentiria se outra pessoa roubasse suas expressões de ideias e tirasse proveito delas?

Simulação

Para aprofundar a reflexão sobre essas ideias, baixe a ficha do jogo de papéis. Reflita atentamente sobre as questões morais apresentadas na cena. Você vai trabalhar em grupo, desempenhando um dos papéis descritos.